Zoológico de Americana/SP
- Theo pelo mundo
- 25 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Esse mês aproveitamos uma folguinha do papai e da mamãe e fomos conhecer o Zoo de Americana, chamado de Parque Ecológico Municipal Eg. Cid Almeida Franco.
Um passeio bem perto de Campinas, cerca de 30 minutos por uma estrada bem pavimentada e pedágios para ir e voltar.
O Zoo fica em uma localização de fácil acesso, a Av. Brasil bem conhecida por toda a cidade. Inaugurado em 1984 possui uma área de 12 hectares e conta com mais de 400 animais e 100 espécies diferentes.
Falando um pouco de zoológicos temos a idéia de animais enjaulados e em exposição, mas a mamãe pesquisou em vários lugares e encontramos em diversos deles algo bem legal: “O papel educativo dos zoológicos é uma das maiores funções atuais dessa instituição. Com seus milhões de visitantes, eles têm o potencial de ser a maior rede de conservação do mundo, educando o público e salvando espécies da extinção”. Hoje não há mais animais que são retirados da natureza e vão para os zoológicos – isso é proibido por leis internacionais. Eles já nascem em cativeiro e não sobreviveriam na natureza.
Voltando a nosso passeio!
Dessa vez levamos o tio Vicenzo, tio Giuseppe, a tia Érica, tio Wesley e meu primo Pedro para nossa aventura. Ah, e o Andrew também foi curtir com nós.
Na entrada do parque já encontramos um estacionamento com várias vagas, e gratuito. Tem os vendedores ambulantes com águas e refrigerantes mas poucos e super educados. Desde fevereiro/2018 está sendo cobrado o valor de R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 para crianças de 2 a 5 anos (e os pagantes de meia entrada). Esse valor, segundo a prefeitura de Americana em nota para o jornal local, será todo revertido para manutenção e melhorias do parque e dos animais.
Um lugar cheio de árvores, sombras e assovios de passarinhos (fique muito feliz e imitava o som deles!). Começamos pelo recinto das aves e com várias espécies diferentes como araras, tucanos, coruja, águia, patos e urubus. Também vimos os quatis e mão pelada!
Ao longo de todo nosso passeio encontramos soltos pelo caminho saguis, pavão e cotias (segundo a tia Érika, filho da capivara! Mas não é verdade! Motivo de muitas risadas).
A parada para nosso lanche foi uma praça com 2 ou 3 quiosques, um local pequeno mas que atendeu as nossas necessidades. A mamãe levou uma papinha da Nestle e frutas picadas, e eu ainda tomei suco de maracujá natural do meu primo.
Seguimos em frente para visitar o hipopótamo (a Lulinha), bodes e cabras dos alpes, lhamas, cachorro do mato.. Mas nossa expectativa mesmo era chegar na parte dos felinos! Como eu adorei ver a onça, o leão e a leoa (eles estavam dormindo e eu fiquei algum tempo para encontrar eles deitados em uma sombra). O Tigre foi uma novidade, no começo adorei ele, pois rugia e desfilava! Mas depois comecei a ficar com medo e tivemos que seguir o passeio e quase ao fim do parque vimos os macacos, jacarés, cobras e tartarugas.
Confesso que ficamos bem tristes por não ter mais a girafa (que morreu em 2006, com apenas 5 anos) um dos hipopótamos (O nino com 39 anos, pai da Lulinha que ainda está no zoo) pinguins e chipanzé. O parque é um lugar agradável, mas em processo de melhorias em suas instalações e nos recintos dos animais. A mamãe ficará atenta, e assim que houver mudanças vamos lá novamente para contar para vocês como está!
Relevante para bebês: Meu carrinho passou por todos os recintos sem nenhuma dificuldade, e foi a melhor escolha levarmos, pois o parque é bem grande e nossa visita durou mais que 2 horas!
Porém encontramos um pouco de dificuldades de banheiros e fraldários, eles são localizados mais no meio do zoológico.
Mais fotos do nosso passeio, visitem nosso instagram https://www.instagram.com/theopelomund0/
Commenti